Transmitimos a fé para si

 Primeiros Orionitas no sacerdócio e dois Diocesanos de Maputo ordenados sacerdotes na sé Catedral



Publicado no dia 11 de Agosto de 2022




Ordenados na Arquidiocese de Maputo 4 novos sacerdotes, dos quais os primeiros dois padres Orionitas e dois diocesanos de Maputo. Numa cerimónia realizada na manhã do passado sábado 06 de Agosto de 2022 na paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Sé Catedral de Maputo.

 Foto dos padres ordenados
Foto dos Padres Ordenados

Foram ordenados presbíteros os Diáconos: Celso Manuel Cristiano Vaz, Alberto Cuna, diocesanos de Maputo, Rafael Carlitos Cobre e João José Joaquim Tomo de Oliveira ambos da pequena obra da Divina Providência, os Padres Orionitas. Numa cerimónia presidida pelo Arcebispo metropolitano de Maputo, o Dom Francisco Chimoio.

Foram cocelebrantes, o Dom januário Machaze Nhagumbue, Bispo Emérito de Pemba, Pe. Jorge, Pároco da Sé Catedral, Pe. Hilário e Pe. Dionísio, Vigários da Sé Catedral de Maputo e a participação de Irmãs consagradas de diversas congregações familiares, amigos e conhecidos dos neossacerdotes e convidados.


Na homília, o Dom Chimoio, falou do dia da Festa da Transfiguração do Senhor, que naquele dia se comemorava e disse: “Esta Festa constitui um grande sinal da presença de jesus, é também um sinal que nos ajuda a compreender quão grande é o amor que Deus tem para com toda a humanidade…”falava o Arcebispo Metropolitano

E falou da função do sacerdócio e disse: “O Sacerdote deve conviver com todos, com a máxima humanidade a exemplo do Senhor, mas não devem proceder para com Ele, segundo o agrado dos homens…” Portanto queridos e queridas a nossa tarefa não é simples, não é fácil, é exigente e é para isso que somos realmente chamados a fazer para o bem do povo de Deus… Sacerdotes como educadores da fé… Os sacerdotes devem ensinar aos cristãos a não viverem para si mas segundo a nova lei da caridade…”

Os padres João Tomo de Oliveira e Rafael Carlitos Cobre são naturais da cidade da Beira e Nacala-Velha, foram ordenados Diáconos na Costa do Marfim em 2021, estando a fazer a sua pastoral na cidade de Maputo e ordenados Sacerdotes na Arquidiocese de Maputo.



Pub


Lhaissa Multi-services Lda. Empresa de prestação de serviços de Limpeza e jardinagem Cell: 84 57 02 594



Rafael de Lima, religioso da pequena obra da Divina Providencia, os Padres Orionitas, que participou da celebração da Ordenação, em conversa como Txololoco disse:” é com muita alegria em estarmos aqui na Sé Catedral de Maputo a celebrarmos a ordenação dos primeiros padres Orionitas moçambicanos. Em 2023 iremos completar 20 anos de existência aqui em Moçambique.



Rafael disse também ao txololoco que: “Temos o Carisma de levar a todos os pobres os pequenos, os sofredores a igreja e ao Papa mediante as obras de caridade, os Orionitas tem voto de obediência ao Papa, de Amor ao Papa, de Veneração ao Papa.

Ana Maria Tomo de Oliveira da paroquia de São jose Batista de Matacuane, tia de um dos ordenados (João josé tomo). "Estou muito feliz por isto que aconteceu e por estas todas pessoas que estão aqui".

 Foto dos padres Orionitas
Padres Orionitas - Rafael e João (foto via redes sociais)


Depois de ter participado na missa do Domingo como cocelebrante e em conversa com o txololoco: “Senti-me alegre porque estava a viver algo que já almejava “ falava o recém-ordenado, Padre Celso Manuel Cristiano Vaz. “ E sinto que Deus abençoou aquilo que eu queria e foi ao encontro daquilo que eu queria… Senti uma grande realização em minha vida.

Ainda na conversa, quando questionado sobre o seu propósito na Ordenação, o Pe. Celso Vaz disse:” O propósito é de prover a Eucaristia a todos … prover para que nunca falte a Eucaristia…” sobre os desafios disse: “Desafio, de viver o sacerdócio como se fosse o primeiro e último dia da minha vida, que eu viva bem o sacerdócio.

 Foto do Pe. Celso Vaz
Pe. Celso Vaz e Alberto durante a 1a missa



A missa nova do Pe. Celso foi na Paroquia de são Francisco de Assis do Infulene, no dia 7 de Agosto, foi na Paróquia onde foi acolhido como seminarista. “E por ela entrei para o seminário e foi lá que estive na companhia do Pe. Alberto Cuna, que juntos recebemos a ordenação… depois de algum tempo no diaconato… foi emocionante e foi de recordação daquilo fazíamos… foi um momento bom.” Expressava a sua satisfação o Pe. Celso.”

“A missa nova na paroquia São Pedro e São Paulo no choupal onde estou no momento a residir como sacerdote e antes como Diácono, e termos a missa de acção de Graças e no dia 28 na Santa Ana da Munhuana, na paroquia que me viu crescer como cristão, onde fui batizado e crismado.

No final deixou uma palavra:” Aos seminaristas, que tenham muita coragem, nunca é tarde para se alcançar um sonho, é sempre no tempo de Deus. Nunca é tarde para um milagre, o segundo milagre é de se realizar nas nossas vidas aquilo que nós almejamos quando persistimos e insistimos e não deixamos Deus de Lado.” Concluiu.






Por Samuel António



Subscrição Para receberes o Txololoco no Email





     ← Voltar à página inicial



“NÃO NOS CANSEMOS DE SEMEAR O BEM" MENSAGEM PARA QUARESMA 2022
II Ciclo de conferências na paroq. Santa Ana da Munhuana
Simpósio sobre a carta encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti ARCEBISPO da Beira solidarize-se com a morte do Edil da cidade da Beira
CULTOS RELIGIOSOS PÚBLICOS SÃO PROIBIDOS POR 30 DIAS A PARTIR DO DIA 05 DE FEVEREIRO
Cultos religiosos interditos e aulas ponderadas ao regresso gradual como parte das medidas no 3º prolongamento do estado de emergência

COM O RETORNO DAS MISSAS COLETIVAS, ARCEBISPO DE MAPUTO DECIDE PROCEDER COM ORDENAÇÕE


Formulário de Subscrição para Txololoco


Txololoco 2022

Web site powered by Samuel Antonio

Free Web Hosting